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Home > Publicações > Educação e Matemática > Nº 85 · Novembro/Dezembro 2005


EM85 Novembro/Dezembro 2005
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Artigos

Como vai o pensamento algébrico dos alunos?
Ana Matos; João Pedro da Ponte ; Neusa Branco

Excerto. A Álgebra pode ser encarada sob diversas perspectivas e assumir maior ou menor visibilidade no currículo. Em Portugal, nos programas de Matemática, para o ensino básico (ME–DGEBS, 1991), a Álgebra surge com maior incidência no 3º ciclo. No entanto, o Currículo Nacional do Ensino Básico (ME–DEB, 2001), para além dos objectivos específicos definidos para esse ciclo, estabelece um conjunto de objectivos gerais de aprendizagem no domínio “Álgebra e Funções”, a atingir ao longo dos três ciclos de escolaridade. A importância dada neste texto ao desenvolvimento do pensamento algébrico vai ao encontro de discussões que se têm realizado em diversos países, sugerindo que os alunos podem e devem começar bastante cedo a viver experiências de aprendizagem que os preparem para um futuro contacto com símbolos e expressões algébricas.

Páginas : 54-59

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