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Home > Publicações > Educação e Matemática > Nº 85 · Novembro/Dezembro 2005


EM85 Novembro/Dezembro 2005
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Artigos

As fracções e o desenvolvimento do sentido do número racional
Cecília Monteiro; Hélia Pinto; Nisa Figueiredo

Excerto. As fracções são um dos temas do ensino básico em que os alunos apresentam mais difi culdades. Os professores reclamam falta de estudo para justifi carem o insucesso nesta parte da matéria, não parecendo reconhecer a complexidade inerente a este assunto (Streefl and, 1991). Analisemos, por exemplo, os diversos signifi cados que uma fracção pode ter dependendo do contexto onde se insere. 3/5 pode referir-se a uma parte de um todo, 3/5 de um bolo, 3/5 da superfície da terra, etc., ou pode representar o quociente entre dois números naturais. Se tivermos 3 pizas a partilhar por 5 pessoas, 3/5 representa o quociente que resulta de dividir 3 por 5 e que é a parte de piza que cabe a cada um.

Páginas : 47-51

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