HomeLoja Virtual
Para beneficiar das opções personalizadas deste site tem de fazer login ou registar-se como sócio da APM.
 A Associação
 Publicações
 Actividades
 Recursos
 Outros

Home > Publicações > Educação e Matemática > Nº 85 · Novembro/Dezembro 2005


EM85 Novembro/Dezembro 2005
A versão integral deste texto só está disponível on-line para os sócios da APM com as quotas actualizadas. Se é sócio faça o seu login.


Artigos

Aprendizagens no Ciclo Preparatório de 1972:um estudo sobre o sucesso da Matemática Moderna
José Manuel Matos

Excerto. Em Portugal sabemos muito pouco sobre o que foi a escola do antigamente. Frequentemente vemos referências, umas vezes elogiando-a, glorifi cando os bons velhos tempos em que se aprendia a sério, outras denegrindo-a, supondo que se tratava de uma escola tradicional, propensa ao uso de métodos pedagógicos inaceitáveis e retrógrados em que apenas se ensinava e aprendia através da memorização e da rotina. E no entanto, quem se debruça sobre os documentos (quer os escritos, quer os orais) que emergem desta escola do passado não pode deixar de reparar como aqueles lugares comuns são desadequados.(...)
Este artigo pretende divulgar e comentar um documento que se debruça sobre a qualidade das aprendizagens matemáticas dos alunos portugueses do Ciclo Preparatório do Ensino Secundário em 1972. O seu estudo, interligado com o do contexto de onde surgiu, permitir-nos-á ter algumas ideias sobre o que seria a escola nesses idos de 70.


Páginas : 7-12

<< Voltar ao Indíce


© Copyright 2010 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados
tecnologia ínCentea